Avaliação das alterações do WordPress 3.4

A galera aqui da contagia é muito fã do CMS WordPress, como podem ver em nosso portfólio, por isso estamos sempre ligados em tudo que diz respeito a essa ferramenta que nos ajuda tanto. Como todos já sabem, está sendo lançada a versão 3.4 e para não ficar pra trás, já instalei para testar as novas funcionalidades do WordPress e começarmos a aplicar nos novos projetos.

Vamos as minhas impressões sobre a vesão 3.4 do WordPress.

Não houve muitas mudanças na parte visual, porém focaram na velocidade de carregamento do painel e deixaram 100% responsivo tornando mais fácil gerenciar conteúdo em diversas plataformas.

Live Preview – Controle de temas avançados

A primeira delas e sem dúvida a mais significativa é o controle de temas avançados, o Live Preview, que vem configurado no novo tema Twenty Eleven e permite que você customize (topo, background, cor, quantidade de colunas, etc) e visualize as alterações em tempo real antes de publicá-las. Achei muito legal, qualquer pessoa consegue editar o tema facilmente sem mexer com CSS e HTML. Nota 10 pra essa funcionalidade.

Controle de tema avançado WordPress3.4

Cabeçalhos personalizados

Essa funcionalidade já existia na versão anterior e a única coisa que fizeram foi melhorá-la pois na versão antiga quando subíamos um imagem do tamanho diferente da que tinha sido padronizada pelo programador, não era possível adaptar e você era obrigado recortá-la do tamanho padronizado. Agora você pode recortá-la do tamanho que desejar. Isto é um pequeno avanço, nota 8.

Cabeçalho personalizado WordPress3.4

Melhorias de Mídias

A única melhoria que percebi foi que agora podemos adicionar HTML na descrição da imagem. De certa forma isso é bom para quem quer dar enfase em alguns trechos da descrição ou mudar a cor, mas acho que para um usuário leigo isso não vai ser tão fácil de usar, por isso minha nota para esse quesito é 5.

Melhorias de Mídia wordpress3.4

Upload

O limite de upload foi aumentado de 10 MB para 100MB, isso foi importante, já que alguns clientes trabalham com vídeo e áudio. Nota 7.

Comentários

Agora você vai poder comentar e responder um post pelo painel do WordPress clicando em editar no post que desejar. Sem dúvida isso foi uma melhoria e tanto, antes teriamos que ir em comentários procurar o comentário que deseja responder, para adicionar um novo comentário para um post era possível apenas pelo site #fail. Nota 8!

Comentário no painel do WordPress3.4

Editor

Na versão anterior do WordPress, as URLs dos vídeos do youtube poderiam ser incluídas diretamente no post que automaticamente o WorPress criava o embed para o vídeo. Agora é a vez do twitter, basta você copiar e colar a url do tweet que deseja adicionar, que automaticamente ele busca todas as interações para aquele tweet. Sem sombra de dúvida nota 10.

Twitter no editor de post do wordpress3.4

Acredito que essas foram as principais alterações no painel de administração do WordPress. Tiveram melhorias também na parte da API – XML-RPC, mas não citar aqui pois irei testando conforme formos desenvolvendo novos projeto.

Vale lembrar que antes de fazer a atualização do seu site ou blog você deve verificar a compatibilidade dos plugins utilizados e do seu tema. Tiveram melhorias também na parte da API – XML-RPC, mas não irei citar aqui pois vou testando conforme formos desenvolvendo novos projeto.

Gostei muito das novas funcionalidade e sei que vão nos ajudar muito na hora de desenvolver um tema para WordPress e deixá-lo cada vez mais fácil dos clientes adicionarem conteúdo. Espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida só deixar um comentário que ajudarei no que for possível.

Newsletter

Cadastre-se Agora!

Artigos Similares

Djalma Toledo

Técnico em eletrônica formado pelo CEPHAS de São José dos Campos. Autodidata em XHTML, CSS e WordPress no qual se especializou nos últimos anos. As vezes arrisca uns códigos PHP e jQuery. Também é montanhista e músico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *