Limitar quantidade de palavras com wp_trim_words()

Esta é mais uma dica simples mas que muita gente não conhece, assim como paginate_links() que mostrei em meu último artigo.

Em nosso dia-a-dia como desenvolvedores nos deparamos com um grande problema, que são os textos colocados no layout e o que realmente o cliente vai colocar no site. Muitas vezes o designers limitam os textos para que fiquem adequados, mas geralmente o cliente não vai pensar na quantidade de palavras na hora de adicionar uma descrição, muitas vezes eles nem preenchem… 🙂

Pensando nisso decidi compartilhar a função do WordPress wp_trim_words que permite limitar a quantidade de palavras que serão exibidas, impedindo que o cliente adicione mais coisas que o suportado pelo layout.

O wp_trim_words() é uma função que passou a fazer parte do core do WordPress na versão 3.3 e pode ser usada quando você chama o excerpt (resumo). Veja abaixo um exemplo de como utilizá-la.

 
<?php
 
  $conteudo = get_the_content();
  $limite_conteudo = wp_trim_words( $conteudo, 40, '<a href="'. get_permalink() .'">...Continue Lendo</a>' );
  echo $limite_conteudo;
 
?>

Na primeira linha é o conteúdo que será limitado, no caso usei o get_the_content mas poderia ser também o get_the_excerpt ou qualquer outro conteúdo dinâmico que você queira limitar. Na segunda linha é a função wp_trim_words com alguns parâmetros, o primeiro é o conteúdo, o segundo é a quantidades de palavras que vou querer que apareçam e o terceiro é um link que será adicionado no final. Se quiser saber mais sobre o wp_trim_words() e seus parâmetros basta acessar sua documentação.

Como podem ver é algo bem simples que vai lhe ajudar a manter o visual do site como no layout e facilitar o cadastro de posts pelo cliente. Quanto mais fácil deixarmos para o cliente melhor!

Espero que tenham gostado desta dica, qualquer dúvida, crítica ou algo a acrescentar, deixe um comentário e terei prazer em responder. Se você ainda não assinou nossa Newsletter basta cadastra seu email no formulário abaixo. Até a proxima!

Newsletter

Cadastre-se Agora!

Artigos Similares

Djalma Toledo

Técnico em eletrônica formado pelo CEPHAS de São José dos Campos. Autodidata em XHTML, CSS e WordPress no qual se especializou nos últimos anos. As vezes arrisca uns códigos PHP e jQuery. Também é montanhista e músico.

2 respostas para “Limitar quantidade de palavras com wp_trim_words()”

  1. Mano, onde coloco esse comando? No loop ou no functions.php?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *