jQuery

Logo da jQuery. Biblioteca JavaScriptjQuery é uma biblioteca JavaScript criada para facilitar o desenvolvimento de web sites e aplicações web based.

Com ela é possível se manipular o HTML das páginas de maneira dinâmica, também é possível a alteração de propriedades, manipulação de eventos como click, mouseover, submit etc. Também é possível usar jQuery para se criar animações e efeitos. Muito útil para designers sem experiência em programação.

O lema desta biblioteca é “Write Less, Do More”. Literalmente, “Escreva Menos e Faça Mais”.

jQuery é Cross-browser, ou seja, compatível com os 5 principais navegadores do mercado. Também é compatível com CSS3 e muito leve (aproximadamente 24BK compactada).

Ajax

Esta técnica ficou famosa com os web sites e aplicativos da famosa Web 2.0 – muitos não concordam com este termo, mas é como ficou conhecido.

jQuery simplifica o desenvolvimento de projetos com Ajax, tornando o desenvolvimento de aplicações web based muito semelhantes aos softwares desktop.

jQuery User Interface – Criado a partir da biblioteca jQuery, o jQuery UI é um conjunto de interfaces de usuário prontas para uso em seus projetos. Utilize calendários, barras de progresso, diálogos, botões e comandos, etc. Adicione eventos de Drag and Drop, Redimensionamento e Ordenação. Tudo isto possibilita a criação de aplicações completas na web.

logo jQuery Mobile FrameworkjQuery Mobile Framework – Para complementar esta poderosa biblioteca, foi criado o jQuery Mobile Framework. O princípio é o mesmo da jQuery e jQuery UI. Ou seja, a criação de aplicações web cross-platform para dispositivos móveis. Funciona em conjunto com HTML5 e permite a criação de menus, janelas de diálogo e vários outras interfaces. Possui suporte para os principais sistemas operacionais mobile, como, iOS da Apple, Android do Google, Blackberry da RIM, Windows Phone da Microsoft e Symbian da Nokia